Polícia Penal moderniza parque tecnológico

A Polícia Penal de Goiás modernizou o parque tecnológico. A instituição adquiriu mil novos computadores de última geração e já os instalou em todas as unidades prisionais, sede e demais espaços vinculados à PPGO.

A Polícia Penal também comprou softwares, antivírus e licenças para os equipamentos. Investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, Conselho da Comunidade e recursos do fundo a fundo (federal).

Parque tecnológico

O planejamento para modernização do parque tecnológico teve início em março de 2024, com as primeiras licitações e aquisições de insumos para os computadores. Em abril deste ano chegaram as primeiras máquinas, que já foram instaladas em todo o Estado – serviço concluído em julho. Todos os computadores foram montados com duas telas.

“Só para se ter uma ideia do trabalho realizado pela instituição, nossos servidores percorreram mais de 35 mil km para montar todos os computadores nas unidades prisionais. É uma nova infraestrutura de TI, com maquinários de ponta, adquiridos de empresas renomadas mundialmente”, explica o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires.

Além da modernização do parque tecnológico, a instituição também incrementou e reestruturou os parlatórios das unidades prisionais e a infraestrutura das salas de aulas as quais os reeducandos e reeducandas fazem faculdade na modalidade EAD (ensino a distância).

“Esse foi o primeiro passo para atualizarmos toda a nossa infraestrutura de TI. A partir de agora vamos adquirir novas ferramentas para o gerenciamento de redes e segurança da informação. Até 2027, renovaremos toda a infraestrutura de TI”, revela o gerente de Tecnologia da PPGO, Tiago Marcelino Reis.

Sukatech

As máquinas antigas – aproximadamente 500 – serão entregues ao Programa Sukatech, do Governo de Goiás, que mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores. O CRC recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Além disso, os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

O post Polícia Penal moderniza parque tecnológico apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post