Em ação conjunta na segunda-feira (11/08), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMOA) e do Batalhão Rural localizaram uma balsa de garimpo ilegal de ouro em atividade às margens do Rio do Peixe, no município de Santa Cruz, interior de Goiás.
A estrutura estava instalada em uma área de difícil acesso e operava sem qualquer tipo de licença ambiental. Durante a abordagem, os policiais encontraram um responsável pela operação e outras cinco pessoas submetidas a condições degradantes de trabalho, consideradas análogas à escravidão.
Garimpo ilegal
No local, foram apreendidos 2,4 gramas de ouro, uma embarcação com motor, uma caminhonete Toyota Hilux e diversos equipamentos utilizados na extração mineral, como trajes de mergulho, bateias e balança de precisão.
Devido à impossibilidade de remoção e armazenamento da balsa, o equipamento foi inutilizado no próprio local, em conformidade com o Decreto nº 6.514/2008, o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e o Decreto nº 10.833/2021, que regulamentam ações contra crimes ambientais.
Todos os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Goiânia para as devidas providências legais.
Produtividade:
5 pessoas detidas;
1 caminhonete Toyota Hilux apreendida;
2,4 gramas de ouro apreendidos;
1 embarcação com motor apreendida;
Diversos materiais de garimpo confiscados;
1 balsa de mineração destruída.
O post Operação localiza balsa de garimpo ilegal e resgata trabalhadores apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.