O Governo de Goiás realizou, nesta terça-feira (2/9), a cerimônia de premiação do 2º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás, no CineX, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O prêmio, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com as secretarias da Administração (Sead) e Geral de Governo (SGG), destacou as melhores práticas de inovação que estão promovendo a transformação digital no serviço público.
Ao todo, 147 soluções se inscreveram no prêmio, sendo: 23 na categoria Inovação Municipal, 98 na categoria Inovação Estadual e 26 na categoria Inovação em outras Instituições Públicas. As soluções vencedoras foram avaliadas por uma comissão formada por especialistas de renome nacional, sem vínculo com as instituições concorrentes.
O prêmio também contou com a participação da população, que pôde votar em suas soluções favoritas pelo perfil da Secti no Instagram.
Prêmio de Inovação
Na categoria Inovação Municipal, o primeiro lugar foi conquistado pela iniciativa de Reestruturação do Transporte Público Urbano da Prefeitura de Rio Verde, seguido do Sistema de Gestão Pública para Ações de Bem-Estar Animal, de Senador Canedo; e do Monitoramento em Tempo Real das Unidades Escolares, de Mineiros.
Entre as iniciativas estaduais, o destaque foi o projeto Meu PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na sequência, foram premiados o NetEscola, da Secretaria de Educação (Seduc), e o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Já na categoria Inovação em outras Instituições Públicas, o primeiro lugar ficou com o Laboratório de Estudos e Inventivos em Tecnologia Assistiva (Lab EITA), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Ecossistema de Inteligência Artificial (IAGO), do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, recebeu a segunda colocação, enquanto o Destinação Articulada de Acordos (Destina), do Ministério Público de Goiás, ficou em terceiro.
Inovação
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, enfatizou a mudança cultural promovida pelo prêmio. “Esse prêmio mostra que os servidores públicos fazem inovação. Em Goiás, inovamos para mudar a vida das pessoas lá na ponta, transformando nosso estado”, disse.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a inovação aberta como caminho para o futuro. “Quando se fala de serviço público, estamos atendendo um público que está ali esperando que a vida dele seja facilitada por nós, que entreguemos serviços com cada vez mais qualidade. E é por meio desse tipo de trabalho que conseguiremos ser mais eficientes e deixar o cidadão mais satisfeito com o poder público”, pontuou.
O secretário de Administração de Goiás, Alan Tavares, ressaltou que “a inovação é a ferramenta necessária para solucionar quase todos os nossos problemas da administração”. “O mais importante é essa cultura, a gente pensar de uma maneira diferente os nossos fluxos. Nós, servidores públicos, precisamos que a pessoa que está usufruindo do nosso serviço confie no Estado”, frisou.
Reconhecimento
Um dos jurados do prêmio, o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, elogiou os avanços da gestão goiana no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado na semana passada. Goiás consolidou sua presença entre os dez estados mais competitivos do Brasil.
“Goiás mostra o que é o ‘projeto Caiado’ em que vocês pegam o governo em 13º e, hoje, mais do que consolidado, estão em 8º no país. É necessário parabenizar. Quero falar sobre quatro letrinhas importantes quando se fala em gestão pública: ‘S’ de sonhar; ‘O’ de ouvir; ‘P’ de planejar; e ‘E’ de executar e entregar. E vocês têm feito muito bem esse papel. Parabéns por mostrar que a tecnologia são pessoas tentando resolver problemas, e vocês têm tentado resolver muitos problemas”, concluiu.
O post Prêmio de Inovação reconhece soluções que transformam o setor público em Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.