A Banda Sinfônica Jovem de Goiás sobe ao palco do Teatro Escola Basileu França nesta terça-feira (7/10), às 20h, para mais uma apresentação, com entrada gratuita. Sob a regência do maestro Gustavo Aprígio, o concerto terá como tema “Jovens Solistas”, celebrando o talento e a dedicação dos músicos que integram a formação. Assim, os integrantes da Banda vão demonstrar a versatilidade e as possibilidades de seus instrumentos por meio de peças solo.
No programa, estão obras consagradas do repertório sinfônico para sopros. O concerto tem início com “Rapunzel”, do compositor Bert Appermont, peça inspirada no clássico conto de fadas dos irmãos Grimm, que oferece uma interpretação musical repleta de fantasia, drama e aventura.
Em seguida, o público poderá apreciar as interpretações dos solistas da noite: “Boliver”, de Eric Cook, com arranjo de Norman Richardson, terá como solista Régis Jayme (trombone); “The Green Hill”, de Bert Appermont, será executada por Gabriella Rodrigues (eufônio); “Concert Etude”, de Alexander Goedicke, com arranjo de Rieks van der Velde, vai ter como solista Samuel Pereira (trompete); “Concertino para Flauta”, de Cécile Chaminade, com arranjo de Clayton Wilson, vai ter como solista Ruan Carlos (flauta); “Concerto nº 1 para Trompa”, de Richard Strauss, com arranjo de John Boyd, vai ter como solista Guilherme de Jesus (trompa); e “Morceau Symphonique”, de Alexandre Guilmant, com arranjo de Wesley Shepard, vai ter como solista Gabriela Duarte (trombone).
Banda Sinfônica
Na formação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás predominam instrumentos de sopro e percussão, além do piano. O grupo é composto por 60 estudantes de música e tem como objetivo a formação profissional de jovens de 14 a 26 anos, com aulas gratuitas de teoria musical, prática instrumental e prática de conjunto.
A Banda Sinfônica desempenha um papel importante na divulgação e criação de repertório original, destacando-se pela versatilidade em produzir tanto concertos sinfônicos quanto populares, além de diversos espetáculos.
A Banda também é beneficiária do Programa Bolsa Artista, mantido pelo Goiás Social para proporcionar aos jovens acesso à educação, cultura e inclusão social. A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, instituição de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Estado e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida, sob convênio, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).
Serviço:
Assunto: Concerto Jovens Solistas com Banda Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: Terça-feira (7/10), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750, St. Leste Universitário
O post Banda Sinfônica apresenta concerto gratuito de Jovens Solistas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.