A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) inaugurou nesta terça-feira (07/10), a nova sede do Centro de Comando e Navegação de Pacientes, que passa a abrigar a regulação estadual, no Edifício Lourenço Office, no Setor Oeste, em Goiânia.
A iniciativa representa um marco no processo de regionalização e integração da rede pública de saúde, associada à implantação do Saúde Integrada de Goiás (Sigo), software que agiliza os fluxos de regulação.
Com infraestrutura moderna, tecnologia e reforço no quadro de profissionais, Goiás se consolida como referência nacional ao aliar humanização, eficiência e transparência no acesso da população a consultas, exames, cirurgias, internações e transplantes.
A inauguração da nova sede, com descerramento de placa e homenagens às equipes de profissionais envolvidas, contou com a presença da alta gestão da SES. Segundo o secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, mais do que um espaço físico, a nova sede representa a unificação das equipes multiprofissionais e a superação da fragmentação operacional.
“O Centro de Comando e Navegação de Pacientes permite monitoramento em tempo real dos fluxos assistenciais; tomada de decisão estratégica e ágil; condições adequadas de trabalho e crescimento institucional”, destacou.
Para a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Lorena Nunes Mota, a iniciativa representa “um progresso significativo no processo de regionalização, na promoção da integração e no aprimoramento do ambiente de trabalho para todos os servidores da regulação estadual”. “Uma infraestrutura moderna otimiza o ambiente profissional, permitindo o desenvolvimento de tecnologias, o atendimento humanizado e a prestação de cuidados ao paciente” afirmou.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Fleury, disse que esta é uma iniciativa nunca vista antes pelos municípios.” A Secretaria de Estado da Saúde precisa de toda honraria no que diz respeito a essa central de comando, porque hoje nós conseguimos discutir acesso oportuno aos serviços de saúde e encaminhamento de pacientes para o lugar certo”, acrescentou.
Expansão
O número de servidores da regulação estadual aumentou de 182 profissionais em 2019 para 615 em 2025, crescimento de 238%. Com a integração dos servidores do Complexo Regulador Estadual à SES e a realização de processo seletivo em 2025, foram acrescentados 96 médicos, 18 enfermeiros e 52 técnicos de regulação médica (TARM).
Além disso, o Sistema Integrado de Gestão da Oferta (SIGO) já está implantado em todas as unidades estaduais e em 100% dos municípios goianos como solicitantes. Em 2025, passou a funcionar também como executor nas centrais de regulação regionais de Rio Verde e de Anápolis, estando em fase de expansão para todo o Estado.
“O Sigo é hoje a base digital da regulação em Goiás, promovendo rastreabilidade, segurança, padronização e rapidez em todos os processos regulatório garantindo acesso em tempo oportuno no local adequado ao usuário”, reforçou Lorena Mota.
Avanços para os pacientes
Entre os resultados já alcançados com a modernização da regulação estão o agendamento automático de consultas e exames, com média de 55 mil procedimentos efetivados por mês; regionalização do agendamento, eliminando processos manuais.
Atualmente, está em andamento a implantação da autorização automática de procedimentos e internações, por meio dos sistemas Gerpac, para Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac), que já foi implantado em oito unidades sob gestão estadual; e Sistema Integrado de Gerenciamento de Internações (Gerint Faturamento), para Autorização de Internação Hospitalar (AIH), implantado em quatro unidades sob gestão estadual.
“Essa transição do modelo manual para o digital proporciona mais agilidade, padronização e segurança nos processos de autorização; redução de erros humanos e retrabalho; transparência e rastreabilidade dos registros”, enumerou o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES, Luciano de Moura Carvalho.
Ainda em outubro será concluída a integração com o sistema de gestão hospitalar MV, permitindo o cruzamento de dados e o fluxo direto entre a regulação e os hospitais, fortalecendo o controle e a eficiência da rede assistencial.
Rede de apoio ao usuário
Com a inauguração da nova sede, a SES lança também o Canal Saúde na Regulação, aplicativo que permite ao paciente ter acesso à Rede de Apoio ao Usuário, uma área de atendimento ao público para dúvidas relacionadas à regulação. O Canal Saúde permitirá também o recebimento de notificações de consultas e exames.
A SES também lançou o site oficial do Sigo, que reúne informações e links sobre a regulação em Goiás.
O post Centro de Comando e Navegação de Pacientes tem nova sede apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.