O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), promoveu nesta segunda-feira (08/12), no auditório do K Hotel, em Goiânia, a Cúpula Goiás 100% Transparente. O objetivo foi comemorar a terceira conquista anual do selo Diamante em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Este foi o segundo ano consecutivo que o Estado atingiu a nota máxima na avaliação, único no Brasil. Outra vitória celebrada no evento foi o primeiro lugar no ranking entre as empresas públicas: as estatais goianas atingiram 98,6% em transparência, resultado muito superior à média nacional, que ficou em 61,17%.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, relembrou a trajetória das pastas – por meio do Programa de Compliance Público Estadual (PCP). A iniciativa criou um prêmio para aqueles que atendessem os critérios exigidos no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Atricon. Ele destacou ainda que Goiás também ficou no topo do ranking da Transparência Internacional, juntamente com Espírito Santo.
“De maneira descentralizada, nossa equipe conseguiu mobilizar as secretarias e as estatais, para atender aos requisitos da Atricon, que são muitos. E é por isso que somos 100% transparentes. É porque estamos ouvindo os órgãos e a sociedade, trabalhando naquilo que o cidadão precisa em termos de transparência pública”.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, apontou o quanto isso demonstra o compromisso que o Estado tem não somente com as políticas de longo prazo, mas também com a transparência, mostrando para o cidadão, que é aquele que paga os impostos, o correto gasto do dinheiro público, onde esse recurso está indo, de que forma está sendo aplicado.
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Celmar Rech destacou que para solucionar os complexos desafios da gestão pública é preciso instituições maduras, que colaborem e entendam que governar é uma tarefa compartilhada.
“Cada um com sua função, mas todos com o propósito de servir ao cidadão com eficiência, ética e sobretudo com transparência”, disse.
A Cúpula também foi uma oportunidade de celebrar as parcerias desenvolvidas, como com o Banco Mundial, com o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM) e com o próprio TCE-GO.
“É o maior programa de transparência de avaliação, não só do Brasil, mas do mundo”, disse Joaquim de Castro, presidente do TCM e vice-presidente da Atricon, ao ressaltar a grandiosidade do feito de Goiás.
Foi destacada, ainda, a importância do Prêmio Goiás Mais Transparente, implantado em 2019, que durante 2025 engajou 52 órgãos e entidades públicas em um trabalho próximo e colaborativo. Foram mais de 150 horas de consultorias presenciais e mais de 100 servidores engajados diretamente, dedicados em tornar a administração de Goiás mais aberta e acessível.
O evento faz parte da Semana Internacional Contra a Corrupção, promovida pela CGE. Nesta terça-feira (09/12) ocorre a Premiação do programa “Estudantes de Atitude”, no Centro de Convenções de Anápolis, das 8 às 12 horas. Para finalizar, na quarta-feira (10/12), o auditório do K Hotel recebe novamente, pela manhã, as cerimônias de premiação dos programas Construindo Juntos, Compliance Público Estadual (PCP) e Embaixadores da Cidadania.
Metodologia
A metodologia de análise da Atricon é composta por mais de 10 mil portais, 20 dimensões de avaliação, 91 critérios, distribuídos entre essenciais, obrigatórios e recomendados, além de mais de 260 itens de verificação, tratando da disponibilidade, da atualidade, do histórico, da possibilidade de exportação e filtragem dos dados.
Saiba mais
Goiás é bicampeão em transparência e recebe selo Diamante da Atricon
Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública
O post Goiás celebra liderança em transparência pública nacional pelo 2º ano consecutivo apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.