A Polícia Civil de Goiás (PCGO) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizaram o IV Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico (RENARC), na última terça-feira (10/12), em Goiânia. As atividades seguem até esta quinta-feira (11/12), reunindo policiais civis de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Durante os dois dias de encontro, os participantes estão tendo acesso a palestras, estudos de caso e discussões técnicas voltadas ao aprimoramento das práticas investigativas.
A programação contempla ainda o compartilhamento de experiências e metodologias utilizadas pelas unidades especializadas, reforçando o compromisso com a qualificação contínua e a integração no enfrentamento ao narcotráfico em todo o país.
Encontro Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento ao Narcotráfico
A reunião nacional tem como finalidade:
Fortalecer a integração das unidades especializadas das Polícias Civis;
Promover o intercâmbio de técnicas investigativas;
Compartilhar boas práticas, com foco no aprimoramento das investigações, especialmente na descapitalização de organizações criminosas e na captura de lideranças foragidas;
Impulsionar operações integradas de enfrentamento qualificado ao narcotráfico em todo o território nacional.
A RENARC, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP), constitui estrutura nacional voltada ao combate ao crime organizado, consolidando a articulação entre unidades especializadas e intensificando o compartilhamento de informações estratégicas, padronização de procedimentos e ações interestaduais.
Durante sua fala, o Delegado-Geral André Ganga destacou que Goiás vem ampliando os resultados operacionais com foco no sufocamento financeiro das organizações criminosas. Segundo ele, somente neste ano, as apreensões já ultrapassam quatro toneladas de drogas.
Conforme dados da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc/PCGO), referentes ao ano de 2025:
Foram sequestrados 22 imóveis avaliados em aproximadamente R$ 35 milhões;
R$ 11 milhões em valores bloqueados;
Duas aeronaves sequestradas;
mais de 50 veículos apreendidos ou sequestrados;
mais de 200 prisões de traficantes de drogas e integrantes de facções criminosas.
O subsecretário da SSP-GO, Gustavo Ferreira, destacou que a segurança é motivo de orgulho para os goianos, e ressaltou que Goiás possui um trabalho integrado, técnico, operacional e permanente das forças de segurança.
O Secretário Nacional de Segurança Pública Substituto, Rodney da Silva, ressaltou que o encontro representa uma capacitação massiva para as forças de segurança de todo o país, reafirmando o compromisso da SENASP em apoiar, valorizar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos presentes.
O post Goiânia sedia Encontro Nacional de Enfrentamento ao Narcotráfico apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.