Unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) completa, em dezembro, quatro anos de funcionamento como hospital geral, atingindo a marca de mais de 2,2 milhões de atendimentos realizados.
Nesse período, a unidade de saúde se consolidou como referência em casos de média e alta complexidade para a população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado, ganhando destaque pelo perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.
Desde dezembro de 2021, o hospital realizou mais de 1,8 milhão de exames laboratoriais e de imagem; mais de 292 mil consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares; 62.959 internações; 28.222 cirurgias; e 4.419 partos.
“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é muito bem atendido e não paga nada. Se me mandassem escolher outro hospital, eu diria: não, venha aqui no HCN”, relata Maria do Amparo Silva Rocha, paciente que passou pelo hospital para tratamento contra o câncer.
Estrutura do HCN
Durante os quatro anos, o hospital, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve um avanço significativo com a inserção de diferentes especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração, implantação de novos serviços.
Inaugurado em 2021 com 60 leitos em duas clínicas cirúrgicas, o HCN passou por uma ampla expansão e agora conta com três clínicas cirúrgicas, totalizando 90 leitos, além de melhorias no centro cirúrgico, que possui sete salas equipadas com tecnologia avançada.
A unidade ainda tem UTI pediátrica estruturada com 10 leitos e equipamentos modernos, e inaugurou a clínica pediátrica voltada ao cuidado de crianças até 13 anos.
Em fevereiro de 2023, foi implantado o novo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do país e do Sistema Único de Saúde (SUS) com sala de ressonância magnética e projeção imersiva. O hospital mantém ainda três UTIs adultas, totalizando 30 leitos, incluindo um exclusivo para hemodiálise; ambulatório completo, que registrou mais de 292 mil consultas multidisciplinares; e pronto-socorro que atendeu mais de 98 mil pessoas.
O HCN também se destaca como referência em captação de órgãos, tendo realizado 32 procedimentos. Em 2025, o HCN alcançou mais um marco que o consolidou como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reforça o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes e a qualidade assistencial.
HCN realiza 32ª captação de órgãos e beneficia pacientes em Goiás e MS
HCN é o 6º hospital da rede estadual com acreditação ONA 1
“Hoje vemos um hospital gigante que virou referência, que pulsa vida, ciência, humanidade e inovação. E tudo isso só foi possível graças ao trabalho árduo, dedicado e incansável de inúmeros profissionais”, conclui João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.
Referência
Em maio de 2022, o HCN ampliou sua atuação na saúde materno-infantil com a inauguração da primeira UTI neonatal da região, equipada com 10 leitos de cuidados intensivos e 5 de cuidados intermediários, oferecendo suporte especializado para bebês prematuros e recém-nascidos em estado grave.
No mesmo período, abriu também um centro obstétrico e a clínica obstétrica, que já contabilizam mais de 4 mil partos, entre normais e cesáreas, sempre com foco em um atendimento humanizado e preparado para casos de alta complexidade.
A unidade ainda se destaca por utilizar uma ferramenta inovadora de Classificação de Atenção ao Recém-Nascido, baseada em Inteligência Artificial, que orienta o nível de cuidado adequado para cada bebê.
HCN avalia mais de 2,5 mil recém-nascidos com recursos de IA
Centro de Oncologia
O HCN é pioneiro na rede pública estadual ao contar com o primeiro Centro de Oncologia de Goiás habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo atendimento integral e humanizado aos pacientes com câncer.
Centro de Oncologia do HCN avança no tratamento do câncer em Goiás
Inaugurado em julho de 2022, o Centro de Oncologia tem capacidade para 750 sessões de quimioterapia por mês e reúne atendimento em oncologia clínica, hematologia e pediatria, além de cirurgias oncológicas, suporte e cuidados paliativos.
Desde a inauguração, realizou 46.049 consultas, 11.924 sessões de quimioterapia e 3.088 cirurgias oncológicas, consolidando-se como referência no estado de Goiás e no SUS.
Saiba mais
Ouvidoria do HCN registra 97% de satisfação em 2025
O post HCN completa 4 anos com mais de 2,2 milhões de atendimentos realizados apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.