Os hospitais e unidades de saúde estaduais, em Goiânia e no interior, vão manter o funcionamento para atendimentos de urgência e emergência na segunda e na terça-feira (16 e 17/2), durante o feriado prolongado de Carnaval.
A assistência aos pacientes internados também seguirá sem interrupção em todas as unidades com esse perfil.
Os setores administrativos e ambulatórios voltam a funcionar integralmente na quarta-feira de cinzas (18/02), em geral, a partir das 14 horas. No entanto, há unidades em que esses setores recomeçam às 7 horas e outras às 12 horas.
Em Goiânia, o regime de plantão para urgência e emergência será mantido pelos hospitais estaduais:
da Mulher (Hemu);
da Criança e do Adolescente (Hecad);
de Urgências de Goiás (Hugo);
de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol;
de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT);
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Hemnsl).
Na Região Metropolitana e no interior, o plantão seguirá normalmente para emergências durante o feriado prolongado nos hospitais estaduais de:
Pirenópolis (Heelj);
Jataí (HEJ);
Jaraguá (Heja);
Anápolis (Heana);
São Luís de Montes Belos (HESLMB), Luziânia (HEL), Itumbiara (HEI);
Aparecida de Goiânia (Heapa);
Santa Helena de Goiás (Herso).
Os setores administrativos podem ou não funcionar, conforme as escalas de compensação de banco de horas, na segunda (16/02) ou na terça-feira (17/02).
Nos Hospitais Estaduais do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu; de Trindade (Hetrin); de Formosa (HEF); e de Águas Lindas (Heal), os atendimentos seguem normalmente em todas as áreas.
Funcionamento diferenciado
Outras áreas de algumas unidades terão funcionamento diferenciado.
No Hugo, os serviços ambulatoriais, os procedimentos de medicina diagnóstica eletiva e as atividades administrativas estarão suspensos na segunda e na terça-feira, retornando na quarta-feira.
Já o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) suspende o atendimento ambulatorial nos dias 16 e 17 de fevereiro, retomando-o a partir das 14 horas da quarta-feira de Cinzas (18/02).
Além dos pacientes internados e regulados para a unidade, serão mantidas também as cirurgias de urgência e os transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos.
No Hemu, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e o Banco de leite (BHL), bem como os serviços de ambulatório e atendimento externo ao público estarão fechados na segunda e na terça-feira, reabrindo na quarta-feira, a partir das 12 horas.
No Hugol, estarão suspensos na terça-feira (17/02) os exames agendados e o atendimento ambulatorial. As atividades administrativas serão realizadas por escala de revezamento na segunda (16/02) e na terça-feira (17/02). O banco de sangue fecha na terça-feira, reabrindo na quarta-feira, às 7 horas.
No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá atendimento ambulatorial de consultas e terapias apenas na terça-feira (17/02). O atendimento aos pacientes internados seguirá normalmente.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Colônia Santa Marta (HDS) atende normalmente na segunda-feira (16/02). Na terça-feira (17/02), funcionarão apenas a residência assistencial, a Unidade de Cuidados Prolongados e o Ambulatório de Feridas Crônicas. A normalidade total será retomada às 7 horas da quarta-feira (18/02).
No HDT, o atendimento do ambulatório e da farmácia ambulatorial estará suspenso apenas na terça-feira.
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) também estará com o ambulatório fechado na terça-feira (17/02).
No Hecad, exames agendados, atendimento ambulatorial e atividades administrativas estarão suspensos na terça-feira (17/02). O pronto-socorro e a assistência aos pacientes internados seguirão sem interrupções.
Cora
No Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora), os setores administrativos e o ambulatório não funcionarão na segunda (16/02) e na terça-feira (17/02), voltando à normalidade na quarta-feira (18/02). Os demais setores da unidade funcionarão normalmente.
Cresm
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), em Aparecida de Goiânia, manterá o atendimento aos pacientes internados durante o feriado, bem como os atendimentos de urgência. Os setores administrativos e ambulatoriais retornam na quarta-feira de Cinzas (18/02).
Rede Hemo
O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), em Goiânia, estará aberto para atendimento aos doadores de sangue no sábado (14/02), das 8 às 12 horas.
Na segunda-feira (16/02), a unidade funcionará no mesmo horário, das 8 às 12 horas. Na terça-feira (17/02), a unidade estará fechada. Todas as atividades voltam integralmente na quarta-feira (18/02), a partir das 14 horas.
As demais unidades localizadas no interior funcionarão na segunda-feira, das 8 às 12 horas, fecharão na terça-feira (17/02) e retomarão suas atividades na quarta-feira (18/02), a partir das 14 horas.
Policlínicas
Na segunda (16/02) e na terça-feira (17/02), as Policlínicas Estaduais de São Luís de Montes Belos, Goiás, Goianésia e Quirinópolis estarão em recesso, com retomada do atendimento na quarta-feira (18/02).
As Policlínicas de Posse e Formosa mantêm atendimento normalmente durante o feriado prolongado.
Cemac Juarez Barbosa e Lacen
A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) interromperá suas atividades durante o feriado prolongado, reabrindo para atendimento na quarta-feira (18/02), a partir das 14 horas.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos e emergências, das 8 às 16 horas.
Os serviços administrativos, a retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na quarta-feira (18/02), a partir das 14 horas.
Assistência toxicológica
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em regime de plantão 24 horas. Para orientações, entre em contato pelos telefones: 0800 646 4350 e (62) 3241-2723 (regional) ou 0800 722 6001 | (62) 3287-2851 (nacional).
O serviço presta orientações aos profissionais de saúde e ao público em geral sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
Gerência de Transplantes
A Gerência de Transplantes de Goiás estará em regime de plantão para atender casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. Profissionais de saúde podem acionar a equipe pelo telefone (62) 3201-2200.
Saiba mais
Goiás avança no oferecimento de diálise peritoneal
Hugol promove conscientização no trânsito após registro de mais de 400 vítimas por mês
Veja o que abre e fecha no feriado prolongado de Carnaval
O post Saúde estadual mantém plantões em urgência e emergência durante Carnaval apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.