O setor de serviços em Goiás encerrou 2025 com crescimento de 2,6% no acumulado do ano e de 2% na comparação com o ano anterior, na série com ajuste sazonal. O resultado acompanha o desempenho nacional, que registrou alta de 2,8% no período, e reforça a relevância do setor para a economia goiana.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Setor de serviços goiano
Entre os destaques de 2025, está o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que apresentou crescimento de 4,2% no acumulado do ano, exercendo o maior impacto positivo sobre o resultado estadual.
Outro segmento com desempenho relevante foi o de serviços de informação e comunicação, que avançou 3,8% em 2025, mantendo sequência de resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares também voltaram a crescer, com alta de 1,0%.
“O crescimento do setor de serviços em 2025 demonstra a capacidade de reação da economia goiana e a efetividade das políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios. Os serviços são fundamentais para a geração de empregos, para o aumento da renda e para a sustentação do crescimento econômico do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o resultado reforça a consistência do ciclo de crescimento observado ao longo do ano.
“Os números mostram que Goiás mantém um ambiente econômico estável e competitivo, capaz de estimular investimentos e ampliar oportunidades. O setor de serviços tem papel estratégico nesse processo, porque conecta produção, consumo e inovação, impactando diretamente a vida das pessoas”, destacou.
No cenário regional, Goiás ficou próximo da média nacional e registrou a 13ª maior variação do país no acumulado de 2025, figurando entre os estados que apresentaram crescimento no volume de serviços ao longo do ano.
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor no Brasil, considerando empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal seja a prestação de serviços não financeiros, excluídas as áreas de saúde e educação.
O post Setor de serviços goiano fecha 2025 com alta de 2,6% apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.