Hemu promove ações educativas no Dia Mundial de Segurança do Paciente

Para marcar a campanha Setembro Laranja, e principalmente, reforçar a importância dos cuidados com a segurança dos usuários, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e equipe da Farmácia, realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, várias atividades para comemorar a data.

No dia 15, na abertura do evento, realizada no auditório da unidade, a enfermeira Lilian Fernandes, coordenadora do NSP e especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, falou da importância da campanha para os colaboradores e chamou a atenção de todos sobre alguns dados referentes ao tema da campanha. Ela destacou que, no mundo, os medicamentos são responsáveis por 50% de todos os danos evitáveis em cuidados médicos. No Brasil, 30% das doses administradas podem conter alguma falha, principalmente em relação ao horário da administração da medicação. Entre janeiro e outubro de 2019, a Anvisa recebeu 2.771 notificações relacionadas a erros de medicação, o que representou aumento de 64,5% quando comparado com 2018.

Após a abertura, a enfermeira Lilian e uma equipe de farmacêuticas passaram nos leitos das enfermarias onde realizaram reconciliação medicamentosa, junto às pacientes.

A paciente Vânia Brito, que teve bebê na unidade, gostou da ação. “É muito importante saber dessas informações. Além de prevenir erros na prescrição e administração dos remédios, estaremos atentas, contribuindo para nossa própria segurança”, destacou, feliz com o mimo recebido.

No dia 16, os colaboradores tiveram uma tarde educativa, divertida, animada e com muitos prêmios. No auditório, foram realizadas atividades lúdicas, como: Quiz – com perguntas e respostas; roleta e pescaria. Todas com perguntas relacionadas às seis metas de Segurança do Paciente e também voltadas ao desafio global da OMS deste ano: Medicação sem danos!

Todos os colaboradores, da limpeza à diretoria, participaram das atividades, em uma grande integração. A coordenadora Recursos Humanos Fábia Mendonça disse que “os organizadores fizeram um belo trabalho e promoveram um evento muito bacana. Além de sensibilizar para a questão do cuidado com a segurança do paciente, motivaram a participação dos colaboradores”.

Segundo Lílian Fernandes, esse evento foi de extrema importância. “Procuramos sensibilizar o profissional, paciente e acompanhante, sobre os cuidados com a saúde e também proporcionar uma reflexão sobre a notoriedade dos protocolos básicos necessários para um atendimento de excelência”, afirmou a enfermeira grata pela abrangência da ação.

Texto: Marilane Correntino/IGH

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