O governador Ronaldo Caiado inaugurou novos sistemas de abastecimento de água tratada em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, nesta quarta-feira (21/06). O chefe do Executivo destacou a importância do saneamento para a saúde pública durante o evento.
Toda a estrutura representa um investimento de R$ 9,6 milhões e vai beneficiar de imediato 5,5 mil habitantes, com capacidade para atender até 18 mil pessoas. As obras fazem parte do projeto de universalização do abastecimento de água tratada e promoção de segurança hídrica à população do Entorno.
Os residenciais Brasília e Paraíso, que não tinham sistema de abastecimento, agora possuem uma estrutura própria, e o Residencial Alvorada passou por uma ampliação para atender todos os moradores.
Água tratada
Outra obra de grande impacto no município é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria, que está em execução e contempla um investimento total de R$ 70 milhões.
O governador foi até a casa de uma moradora e ligou o hidrômetro.
“Fiz questão de estar no momento na inauguração dessa obra, como médico que sou, sei a importância de se ter as condições de água tratada. Estamos fazendo algo que é esperado há 60 anos”, afirmou ao explicar que esses bairros foram fundados há seis décadas, no período da construção da capital federal, e nunca tiveram água tratada.
“Estive aqui e ouvi depoimentos de vários moradores da região, que relataram o sofrimento, cansaço e desânimo. Não acreditavam que a situação poderia ser resolvida. Hoje não estamos prometendo, estamos entregando. Foram décadas carregando lata na cabeça, recebendo água de caminhão pipa ou cisterna. Isso é um grande avanço”, destacou o governador.
O diretor da Saneago Fernando Cozzetti explicou que a obra está quitada e a água já está na torneira dos moradores das regiões beneficiadas.
“Seguindo as orientações do governador, as nossas obras têm início, meio e fim. Inauguramos a obra, que já está em funcionamento, já entregue para operação do sistema”, afirmou.
Mudança de vida
Em Novo Gama, o abastecimento de água é universalizado, com um índice de atendimento a 99,7% da população urbana, beneficiando cerca de 118,7 mil pessoas. O prefeito Carlinhos do Mangão comemorou a conquista para a cidade e agradeceu ao governador pelas obras entregues na região do Entorno.
“Essa água no residencial Brasília e Paraíso é um sonho da população. Imagina um trabalhador que sai de madrugada de casa, chega à noite e não tem água. Muitas vezes ele toma banho no serviço”, explicou o prefeito.
A presidente da associação de moradores do Residencial Brasília e agente comunitária de saúde, Erica Cristiane, explicou que as condições de vida dos moradores eram precárias.
“O melhor de tudo, falando de saúde, é saber que é uma água tratada. Havia muita ocorrência de diarreia, vômito e a gente sabe que isso vai acabar. Não vamos mais precisar lavar roupa em cachoeira, nem tomar banho fora de casa. Estamos muito felizes e agradecidos. É um dia histórico para o Residencial”, celebrou.
Estrutura
O complexo de obras conta com a construção de 30,4 quilômetros de redes de distribuição de água tratada, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta de última geração, com capacidade de tratar 21 metros cúbicos de água por hora.
As obras também contemplam a construção de 5,8 quilômetros de adutoras de água bruta, interligação de cinco poços tubulares, ampliação da capacidade do reservatório do Residencial Alvorada para 300 mil litros e a construção de três novos reservatórios, dois deles com capacidade de armazenar 50 mil e 300 mil litros de água no Residencial Brasília, e o terceiro 200 mil litros, no Paraíso.
O post Água tratada tem novos sistemas de abastecimento em Novo Gama apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.