O Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), o primeiro da rede de saúde estadual, ultrapassou a marca de 21 mil atendimentos realizados este ano. No mesmo período, foram realizadas também mais de 13 mil consultas e 566 cirurgias, oferecendo o melhor que há em tratamento contra o câncer para toda população de Goiás.
Referência em tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Oncologia do HCN, localizado no município de Uruaçu (a 279 quilômetros de Goiânia), tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês. Nos últimos 12 meses, foram realizadas 1.538 quimioterapias, 3.225 biópsias e 2.309 exames para diagnóstico.
Centro de Oncologia
Além disso, a fim de melhorar ainda mais o tratamento dos pacientes, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) somou, nesse mesmo período, 30 procedimentos de biópsia por congelação, exame que tem a capacidade de fornecer aos médicos oncologistas informações, em tempo real, sobre o diagnóstico dos pacientes.
Durante o mês de outubro, o Centro de Oncologia do HCN organizou também uma campanha de consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população de Uruaçu e da região norte goiana. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que visa compartilhar informações e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Por meio do serviço de oncologia do HCN, foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás”, a ressalta Leiliane Camelo, coordenadora do Centro de Oncologia do HCN, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).
Ela acrescenta que a unidade é referência no estado, que a equipe se sente feliz em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade.
“Dessa forma, garante-se um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com ampla e confortável estrutura física”, destaca.
Atendimento humanizado
O Centro de Oncologia do HCN soma 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para atendimento oncológico, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico. O espaço conta também com decoração personalizada e com 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente (e acompanhantes) durante as sessões.
Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico do hospital tem espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante todas as etapas.
Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e também atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento do médico oncologista.
Outro diferencial do HCN é a estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS. Atende pacientes com biópsia confirmada e também àqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.
O agendamento pode ser realizado para pacientes que já têm diagnóstico confirmado ou mesmo àqueles que necessitam definir o diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda a sexta-feira, atendendo toda população da região norte de Goiás.
Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone (62) 3121-5418 e acompanhar o grupo de saúde de Uruaçu.
Leia mais
Goiás amplia atendimento de oncologia na rede estadual
O post Centro de Oncologia do HCN realiza mais de 21 mil atendimentos em 2023 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.