A Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), por meio da Gerência de Protocolo, Documentação e Arquivo, informa o retorno das atividades de devolução de processos que estavam paralisadas devido à pandemia de Covid-19. Além da volta do serviço, o Protocolo da Casa Civil bateu o recorde de 1.572 devoluções de processos para outras secretarias no mês de setembro, entre elas Sead, SIC, SECAME, SEEL, SSP, ABC, Detran e Ipasgo. Esse foi o maior número de processos devolvidos em um único mês desde 2019.
O gerente substituto Mateus Barcelos explica como é feito esse processo de devolução às demais secretarias. “A Casa Civil possui dois arquivos, que ficam no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e no Conselho de Educação, com vários processos do Estado. Então, eles são separados, reautuados e enviados fisicamente; pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que foi adotado pelo Governo em 2017/2018; e também pelo programa Goiás Digital, que foi lançado em março deste ano. São todos processos da década de 90 pra cá”, esclarece.
A emissão dos processos acontece desde 2019 e foi paralisada durante a pandemia devido ao decreto do Estado de Goiás que determinou o regime de trabalho remoto para os servidores estaduais. A digitalização e a entrega de processos são procedimentos importantes tanto para a SECC quanto para as outras pastas. “Primeiro, para a Casa Civil, retirar processos que não são da pasta, ajudar na organização, com a devolução e reautuação. Segundo, o processo digital é muito mais seguro, mais fácil e mais ágil. O processo físico é bem mais difícil e menos seguro, mesmo estando guardado em algum lugar, ele pode sofrer alterações e extravio de documentos”, explica Barcelos.
O arquivo da Secretaria da Casa Civil possui cerca de 66 mil processos físicos, datados desde 1980, para devolução e reautuação.
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