“Sucesso do Estado é graças ao trabalho conjunto entre o governo e instituições”, diz Caiado

A atuação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) nos últimos 12 meses foi exaltada pelo governador Ronaldo Caiado: “O sucesso do Estado é graças ao trabalho conjunto entre o Governo de Goiás e as instituições”.

A fala foi durante reunião de confraternização com representantes das duas entidades, nesta segunda-feira (02/12), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

“No meu sexto ano de gestão, posso dizer, na prática, que a democracia só convive quando tem o respeito pelos demais poderes constituídos e órgãos independentes. E nessa parceria com vocês, prevalece aquilo que deve ser o princípio maior: cuidar dos nossos sete milhões de goianos “, frisou.

“Goiás é a marca maior de que isso faz com que haja prosperidade no estado, com que haja independência dos poderes, mas sempre com a busca da harmonia nas decisões de interesse público”, completou Caiado.

Caiado afirmou que Goiás chegou a um patamar inédito ao atingir o maior número de posições em primeiro lugar entre os entes federados.

“Goiás coleciona o primeiro lugar no pódio da educação, na segurança, nas condições de emancipação das pessoas. Somos o Estado que mais tirou pessoas da pobreza e da extrema pobreza, incluindo elas em uma atividade com renda”, lembrou.

“Essa é a maior ação que o governo tem feito”, finalizou o governador.

Parceria entre governo e instituições

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, sublinhou a importância da união entre o governo e as instituições para alcançar resultados prósperos.

“Se hoje temos Goiás como referência no Brasil em todas as ações é porque temos essa parceria e somos todos um só governo”, disse.

“O Ministério Público e a Defensoria Pública são nossos parceiros no Goiás Social e sempre nos acolheram para conversar e sanar as dificuldades que tivemos em prol do nosso Estado”, reiterou.

“A democracia só convive quando tem o respeito pelos demais poderes constituídos e órgãos independentes. E nessa parceria com vocês, prevalece aquilo que deve ser o princípio maior: cuidar dos nossos sete milhões de goianos “, frisou o governador (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)

DPE-GO

O defensor público geral do Estado, Tiago Gregório, reforçou que, apenas em 2024, a instituição realizou aproximadamente um milhão de atendimentos e processos, sendo quase 35 mil atendimentos itinerantes em comarcas onde a DPE ainda não está instalada.

“O nosso desafio enquanto Defensoria Pública é acompanhar tantos processos e tantas vulnerabilidades que sequer vão chegar no sistema de justiça”, ressaltou.

“Agradeço a parceria com o Governo de Goiás, que tem permitido à DPE chegar ao público mais vulnerável. O governador tem uma deferência com a Defensoria e nos concede um lugar a essa mesa de diálogo republicano, de propósito constitucional e de construção de um Estado mais justo, forte e solidário”, enfatizou Gregório.

MPGO

Para o procurador-geral do Estado, Cyro Terra Peres, a união republicana em prol dos interesses do povo goiano, pregada por Ronaldo Caiado, é fundamental para o bom desempenho do estado nas mais diversas áreas.

“O governador tem apoiado constantemente todos os projetos do Ministério Público, bem como a nossa autonomia e independência. É extremamente importante essa interlocução que temos com todas as secretarias do Estado, com os projetos sociais e com toda a equipe do governo”, agradeceu.

Prestes a lançar o edital para construção de seu novo edifício-sede na capital, três vezes maior que o atual e com foco no atendimento das necessidades crescentes da instituição, além de abrigar todas as procuradorias e promotorias em apenas um lugar, o Ministério Público goiano chega ao último mês de 2024 com 109.540 atendimentos realizados ao público, segundo dados da própria entidade.

Destacam-se a defesa do patrimônio público e cultural, do meio ambiente e dos direitos e interesses da coletividade, em especial dos vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Neste ano, o MPGO

ofereceu 39.726 denúncias,

ajuizou 3.448 ações cíveis,

atuou na redação de 465 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs)

e em 1.593 sessões do Tribunal do Júri.

Até o momento, soma:

3.648.806 atuações em processos,

92.424 participações em audiências judiciais

e assinatura em 5.165 acordos de Não Persecução Penal.

Saiba mais

Caiado destaca importância do MP na posse de novos promotores de Justiça

Caiado destaca inclusão social pelo esporte na 3ª Copa Construindo Campeões

Caiado sugere alterações na PEC da segurança pública

Gracinha Caiado entrega CNH a 240 novos motoristas

O post “Sucesso do Estado é graças ao trabalho conjunto entre o governo e instituições”, diz Caiado apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post