A exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, em cartaz na Vila Cultural Cora Coralina, foi prorrogada até o dia 27 de abril.
Sucesso de visitação, a mostra já recebeu mais de sete mil visitantes e 58 instituições de ensino, dentre faculdades e colégios.
Inaugurada em 20 de novembro de 2024 e prevista para ser encerrada em 6 de abril, agora o público terá mais duas semanas para conferir às 390 peças da Coleção África, que só será exposta completa em Goiânia – após esta temporada, a exposição será dividida para viajar para outros estados.
A primeira do gênero a passar pela capital goiana, a exposição reúne na Grande Sala da Vila Cultural, máscaras, estatuetas e objetos de uso cotidiano e ritualístico.
A curadoria, assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia, oferece um panorama representativo da arte tradicional africana.
Entre as peças, destacam-se esculturas, talheres, pentes, polias, mama watas (figuras lendárias da mitologia africana ocidental), bronzes, adornos, apoios de nuca e tecidos.
As máscaras expostas simbolizam segredos e espíritos, funcionando como portais para a cultura ancestral africana. Já as esculturas revelam seus significados ritualísticos e narram histórias intrínsecas às tradições do continente africano.
Complementando o acervo, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar ilustram a vida e as crenças das diversas etnias africanas representadas na mostra.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas amplia o diálogo cultural, por isso a decisão em dar mais tempo ao público goiano para conferir a mostra.
“A prorrogação da exposição reforça nosso compromisso em democratizar o acesso à cultura e garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer essa rica e significativa representação da arte tradicional africana”, afirma.
A Vila Cultural Cora Coralina é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e recebe visitação de segunda-feira a domingo, das 09 às 16 horas, com entrada gratuita.
Mesmo sendo um espaço petfriendly, não é permitida a entrada de animais de estimação na mostra Arte Africana: Máscaras e Esculturas.
Saiba mais
Vila Cultural Cora Coralina inaugura coletiva “Corpo Casa”
Cerrado e tropicalismo abrem murais temporários da Vila Cultural Cora Coralina
Vila Cultural Cora Coralina soma mais de 45 mil visitas em 2024
O post Exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” é prorrogada na Vila Cultural Cora Coralina apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.