Saúde leva Campanha Faça Bonito ao Portal Shopping

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza mais uma ação em alusão à campanha Faça Bonito, que ocorre anualmente no mês de maio em todo o país e que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Neste sábado (24/05), no Portal Shopping, serão realizadas apresentações teatrais e oficinas lúdicas para crianças, com abordagem sobre os toques do bem (abraços por pessoas conhecidas no braço) e toques que não são permitidos, como beijos na boca da criança e toques nas partes íntimas, entre outros.

A ação vai de 12 horas e 30 minutos até as 16 horas. O centro comercial fica no Setor Capuava, em Goiânia. O momento de conscientização incluirá também pinturas faciais, semáforo do corpo e orientações de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em Goiás, a campanha é uma realização do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e da Rede de Atenção à Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia, composta por diversos órgãos públicos estaduais, municipais, universidades.

Ainda, apoiam a campanha a Defensoria Pública, ONGs, Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Conselho Tutelar, OAB, Conselhos de Direitos e Tutelares, Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições e pessoas que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Dados

No Brasil, ocorre um estupro a cada seis minutos; 88,2% são contra meninas, 61,6% dos casos foram de crianças e adolescentes até 13 anos, 84,7% foram estrupadas por familiares ou conhecidos.

As notificações realizadas por profissionais da saúde em Goiás mostram que a maioria dos casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorreu nas faixas etárias de 5 a 9 anos e 10 a 14 respectivamente, contra vítimas de cor negra e do sexo feminino, 61,7% ocorre dentro das residências.

Maria de Fátima Rodrigues, coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da (SES-GO), destaca que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno crescente no Brasil, que além das formas historicamente conhecidas, tem assumido novas configurações com o avanço das tecnologias de informação e comunicação e o uso da internet, com várias práticas de abuso e exploração sexualmente infantil realizadas de forma virtual.

Como podemos ajudar?

É importante que pais e responsáveis conversem com crianças e adolescentes sobre essa questão, fiquem alerta aos sinais físicos e emocionais, tenham uma escuta sensível, acolham a vítima, acreditem e validem a história da vítima, sem culpabilização, acionando os agentes da rede de proteção (saúde, conselho tutelar, delegacias, Ministério Público, entre outros).

Evidências científicas disponíveis apontam que quanto mais tarde ocorre a posse de aparelho celular próprio na infância, menores são os riscos de violência sexual e para a saúde física e mental. O recomendado é que a posse do celular próprio não ocorra antes dos 12 anos de idade.

Em caso de violência sexual, a SES-GO dispõe de unidades de referência para o atendimento de crianças e adolescentes, como os Hospitais Estaduais da Criança e do Adolescente (Hecad), da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) e de Luziânia (HEL). Em caso de suspeita de violência contra a população infantil, denuncie no Disque 100.

Saiba mais

Parque Flamboyant recebe serviços gratuitos de saúde e campanha Faça Bonito neste domingo

Campanha Faça Bonito mobiliza escolas contra a exploração sexual

O post Saúde leva Campanha Faça Bonito ao Portal Shopping apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post