Governo integra Programa Produtor de Água de Anápolis

O Governo de Goiás dá mais um passo importante na agenda da sustentabilidade agropecuária ao integrar o Programa Produtor de Água de Anápolis (PPA Anápolis). A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta e a qualidade da água por meio de práticas como recuperação de vegetação nativa, conservação de solo e apoio ao saneamento rural.

Já foram implementadas ações conservacionistas em cerca de 88 hectares na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piancó, Rio das Antas e Rio Caldas, situadas no município de Anápolis (GO). Ao aliar o desenvolvimento econômico à proteção ambiental, o programa valoriza o produtor rural como agente fundamental na conservação dos recursos hídricos.

“É uma ação estruturante que alia produção sustentável, recuperação do Cerrado e garantia de água para o presente e o futuro. Goiás avança mais uma vez na agenda sustentável e o objetivo é levar o Programa Produtor de Água para muitos municípios goianos”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Cooperação interinstitucional

Para fortalecer a implementação do PPA Anápolis, instituições firmarão um Acordo de Cooperação Técnica. Essa cooperação é fundamental na construção de soluções sustentáveis para a gestão hídrica e o desenvolvimento rural, consolidando Goiás como referência em práticas agropecuárias de baixo impacto ambiental.

Entre os partícipes do acordo estão Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Anápolis e Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC).

Segurança hídrica e desenvolvimento rural

O PPA Anápolis foi criado para responder aos riscos de déficit hídrico enfrentados na região, que já enfrentou situação de emergência no abastecimento, conforme decretado pelo Governo de Goiás em 2021. As bacias atendidas pelo programa são estratégicas para a cidade de Anápolis, incluindo o abastecimento do Distrito Agroindustrial (DAIA), que concentra parte importante da atividade econômica local.

Com previsão de beneficiar diretamente 100 propriedades rurais até 2029, o programa prevê ações como a conservação de 1.000 hectares no Cerrado, restauração ecológica de 500 hectares, conservação do solo e melhores práticas agropecuárias em 1.000 hectares, readequação de 500 quilômetros de estradas rurais e implantação de sistemas de saneamento básico em 100 imóveis rurais.

Uma das propriedades pioneiras do programa, Fazenda Três Pontas, tem o total de área restaurada até o momento, com ações como terraceamento, construção de cacimbas e readequação de estradas vicinais. As intervenções tiveram como objetivo principal reduzir a erosão do solo, favorecer a infiltração da água no solo e preservar os mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade e da indústria local.

Incentivo ao produtor

A adesão dos produtores rurais ao programa é voluntária e os participantes recebem apoio técnico da Seapa e da Emater Goiás para elaborar e implementar os Projetos Individuais de Propriedade (PIP), com foco em práticas conservacionistas. As propriedades selecionadas também poderão receber incentivo financeiro por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Para a gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa, Stella Miranda, a adoção de práticas conservacionistas é essencial para prevenir situações críticas como a falta d’água.

“O Programa Produtor de Água oferece apoio técnico para que o produtor possa aplicar soluções adequadas à sua realidade e contribuir para a recarga dos aquíferos e a proteção das nascentes. Mais do que conservar, é uma forma de garantir água para todos e agregar valor à atividade rural”, explicou.

Saiba mais

Seapa divulga boletim com atualização de preços dos derivados lácteos em Goiás

O post Governo integra Programa Produtor de Água de Anápolis apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post