A Saneago e a Prefeitura de Goiandira inauguraram, nesta quarta-feira (20/08), as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. Parte dos trabalhos foi executada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o restante foi finalizado pelo município, em parceria com a Saneago, visando dar funcionalidade ao sistema.
O investimento total envolve R$ 9,4 milhões e beneficiará, neste primeiro momento, cerca de 1.500 pessoas nos bairros Centro e Central. As obras incluem a instalação de 13,7 km de redes de esgotamento sanitário; 1,2 km de interceptor; Estação Elevatória de Esgoto, com vazão de 6,1 L/s; e Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, com reator anaeróbio e capacidade para tratar 20 L/s.
Durante a inauguração, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, explicou que a unidade conta com três níveis de tratamento: primário, secundário e, por fim, processo de desinfecção antes do lançamento do efluente no corpo hídrico.
“Então é um cuidado não só em tirar o esgoto da cidade, dando conforto e saúde, mas em devolver para a natureza com toda a qualidade para não impactar o ecossistema. Ou seja, ciclo completo”, afirmou o presidente.
O secretário de Infraestrutura de Goiás, Adib Elias, qualificou a obra como “um projeto muito importante para a cidade, esperado há bastante tempo pela população”. O prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, frisou que “foi um trabalho conjunto, feito a quatro mãos, que está sendo concretizado com mérito”. Já o vice-governador, Daniel Vilela, pontuou que “A Saneago é hoje uma referência nacional como empresa pública de saneamento”.
Mais especificamente, foram executados pela Prefeitura de Goiandira os trabalhos relativos à implantação das redes coletoras e estação elevatória; instalação hidráulica da ETE, com ajuste de bombas e interligações do interceptor; urbanização das unidades e montagem elétrica dos equipamentos.
Pela Saneago, foi executada a revitalização completa da ETE Compacta, com pintura externa e interna; montagem hidráulica; testes de estanqueidade e comissionamento; além da operação assistida.
Abastecimento de água
Vale destacar que o município de Goiandira já tem o sistema de abastecimento de água universalizado, atendendo 100% da população urbana. E a Saneago segue investindo na cidade, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento local e de promover – o quanto antes – a universalização também do sistema de esgotamento sanitário.
O post Inaugurado Sistema de Esgotamento Sanitário de Goiandira apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.