Saúde divulga Rede Nascer no Parque Flamboyant

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, neste domingo (12/10), uma mobilização no Parques Flamboyant, em Goiânia, para apresentar à população o Rede Nascer e seu principal canal de contato, o Call Center 155.

A iniciativa visou aproximar o programa das pessoas de forma leve e educativa, fortalecendo o vínculo das famílias com as ações de cuidado à gestante, ao bebê e à primeira infância. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos cartões com mensagens sobre o projeto, incentivando que as famílias compartilhem a causa em suas redes sociais.

Ao todo, foram abordadas mais de 500 pessoas, entre pais, mães, avós e crianças de todas as idades, que ouviram dos técnicos da SES-GO as informações necessárias sobre uma gestação saudável, com auxílio do programa e do telefone 155.

A criançada ainda recebeu balões verdes com os motivos da Rede Nascer.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo Limongi, explicou que o call center reúne 150 atendentes, todas mães experientes, que atuarão como “madrinhas”.

Ao ligarem para o 155, as gestantes, mães e pais de crianças de até 2 anos poderão se cadastrar para receber um acompanhamento individualizado que inclui, monitoramento dos principais exames, consultas e vacinas; orientações para uma gestação saudável e apoio em casos de possíveis intercorrências.

Redução da mortalidade materna e infantil

“A razão de existir da Rede Nascer é a redução da mortalidade materna e infantil”, destacou Amanda Limongi.

“Essa ação aqui é realmente para que a população do município de Goiânia conheça esse programa e a gente possa fomentar melhor a qualidade de vida para as nossas gestantes, puérperas e para as nossas crianças”.

A gerente de Atenção primária da Secretaria da Saúde de Goiás e coordenadora da Rede Nascer, Ligia Duarte reforça que o maior objetivo do programa é diminuir a mortalidade materno-infantil no estado. Segundo ela, o acompanhamento pelo 155 proporcionará uma melhor assistência no pré-natal e nos cuidados com a criança.

“E nós temos diversas ações dentro dessa estratégia de governo, que incluem também capacitações para profissionais de saúde.

Uma das mães abordadas pelos técnicos da SES foi Kássia Freitas, mãe de cinco filhos, quatro deles gêmeos de 1 ano e 10 meses, e um de 6 anos. Ela ressaltou a importância da Rede Nascer e seu call center.

“Na época que eu engravidei, eu tive muitas dificuldades, medos, são coisas que a gente acha que sabe, mas na hora mesmo a gente tem dúvidas, né? Então, vai ajudar demais as mamães”, considerou.

A professora Lorena Ribeiro Mello, mãe de Lia (1 ano e 9 meses) e novamente gestante, enfatizou que o acompanhamento individualizado faz toda a diferença para a saúde da mãe e do bebê. Ela garantiu já ter o número 155 gravado.

Saiba mais

Crer celebra Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Cora tem a primeira festa pelo Dia das Crianças

Caiado lança Rede Nascer com foco na redução da mortalidade infantil

Goiás firma parcerias para fortalecer Rede Nascer

O post Saúde divulga Rede Nascer no Parque Flamboyant apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post