Lacen realiza capacitação e reforça vigilância contra leishmaniose

A equipe da Seção de Entomologia do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) promove, até quinta-feira (16/10), a capacitação “Treinamento em Captura e Triagem de Flebotomíneos” para profissionais de saúde de São Luís de Montes Belos, estudantes e docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Oeste, sediado no município.

Os flebotomíneos são pequenos insetos conhecidos popularmente como mosquito-palha, birigui ou maruim. Eles transmitem o parasita Leishmania, causador das leishmanioses, doenças que afetam humanos e animais e podem ter formas graves.

Esses insetos se desenvolvem em locais úmidos e ricos em matéria orgânica, como folhas em decomposição e abrigos de animais, e sua vigilância é essencial para prevenir surtos e proteger a saúde da população.

Capacitação

O curso, que começou na segunda-feira (13/10), é realizado a pedido da Regional de Saúde Oeste II, que encaminhou a demanda à Coordenação da Rede Estadual de Laboratórios do Lacen-GO.

Em articulação com a Coordenação de Ensino e Pesquisa do laboratório, as capacitações são planejadas de forma contínua e podem ocorrer tanto nas dependências do laboratório quanto, conforme a natureza do treinamento, diretamente nos municípios.

Em São Luís de Montes Belos, o deslocamento da equipe foi estratégico, já que o município possui estrutura adequada para o trabalho de campo — incluindo armadilhas luminosas e equipamentos para sexagem de flebotomíneos.

A atividade reforça a descentralização operacional dos serviços de vigilância, com o Lacen-GO permanecendo como laboratório de referência estadual, responsável pela supervisão técnica, controle de qualidade e suporte permanente às vigilâncias municipais.

Referência em ciência e formação

Além de realizar exames de média e alta complexidade, o Lacen-GO, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atua também na formação e atualização de profissionais da rede pública de saúde.

Essa atuação fortalece a vigilância em saúde em todo o estado e contribui para a descentralização dos serviços, pilar essencial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2025, a Seção de Entomologia, com apoio da Rede de Laboratórios e da Coordenação de Ensino e Pesquisa, já realizou treinamentos sobre escorpiões (animais peçonhentos de importância médica) em Aparecida de Goiânia, Bonfinópolis, Morrinhos e Piracanjuba;

Também realizou capacitações sobre triatomíneos (barbeiros, transmissores da doença de Chagas) em Bonfinópolis e Morrinhos; sobre culicídeos (mosquitos como Aedes aegypti e Culex, transmissores de arboviroses) em Morrinhos e Nerópolis; e larvas (formas iniciais de insetos vetores) em Professor Jamil e Americano do Brasil.

Cristiano Gomes Nogueira, um dos técnicos da Entomologia que ministra o curso, destaca a importância da capacitação.

“A atividade entomológica não é apenas contar insetos, é entender ciclos de vida, mapear riscos e agir antes que a doença chegue. Nossa missão é proteger pessoas entendendo a biologia de cada vetor, contribuindo para uma saúde pública de qualidade”.

Saiba mais

Parceria reforça diagnóstico laboratorial de doença rara

O post Lacen realiza capacitação e reforça vigilância contra leishmaniose apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Previous Post
Next Post