No Dia Internacional do Preservativo, celebrado nesta sexta-feira (13/02), o Ipasgo Saúde reforça a importância da prevenção e da educação em saúde, destacando o uso correto da camisinha como medida essencial para reduzir a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e evitar a gravidez não planejada.
Em períodos festivos, como o Carnaval, a conscientização sobre proteção torna-se ainda mais necessária diante do aumento da exposição a situações de risco.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos transmitidos, principalmente, por relações sexuais sem o uso adequado da camisinha.
A médica de família da Atenção Primária à Saúde (APS) do Ipasgo Saúde, Fernanda Santana, explica que “o uso do preservativo promove o que chamamos de prevenção combinada, diminuindo as chances de gravidez e de doenças como HIV, hepatites virais, sífilis, clamídia e gonorreia”.
A especialista alerta que um dos principais desafios no enfrentamento das ISTs é a falsa sensação de segurança.
“Muitas infecções não apresentam sintomas nas fases iniciais, o que dificulta a identificação e favorece a transmissão silenciosa. HIV, hepatites e sífilis podem evoluir por longos períodos sem sinais aparentes”, explica Fernanda.
Segundo a médica, nenhum método é 100% eficaz, mas o preservativo oferece elevados índices de proteção quando utilizado corretamente.
“O uso adequado do preservativo oferece níveis elevados de proteção, podendo chegar a 98% ou 99% quando utilizado corretamente desde o início da relação e armazenado de forma adequada”, orienta.
Atenção Primária e rede de apoio
O Ipasgo Saúde conta com rede própria formada por seis unidades, entre elas a Atenção Primária à Saúde, localizada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O serviço reúne médicos de família, nutricionistas e preparador físico, oferecendo orientação, acompanhamento e ações de educação em saúde aos beneficiários.
Além da estrutura própria, o plano disponibiliza mais de 4.400 prestadores credenciados e serviço de Telemedicina 24 horas, garantindo orientação profissional de forma ágil e segura.
Dia Internacional do Preservativo
Criado nos Estados Unidos, em 2008, o Dia Internacional do Preservativo é uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation, comemorado em 13 de fevereiro, véspera do Valentine’s Day, Dia dos Namorados em vários países.
A data reforça a importância do sexo seguro e incentiva o uso de preservativos como uma forma de amor e respeito.
O post Ipasgo Saúde reforça prevenção às ISTs no Dia Internacional do Preservativo apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.