O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater e Corpo de Bombeiros, enviará, neste sábado (8/1), uma nova remessa de donativos aos municípios afetados pelas fortes chuvas, no Nordeste do Estado. Ao todo, mais de dois mil benefícios, sendo 200 filtros de barro para água e dois mil pacotes do Mix do Bem, que rende até 10 refeições cada, serão entregues a famílias que vivem na região. Desde a última semana, quatro mil donativos foram destinados às famílias, muitas ilhadas pela água em comunidades quilombolas.
“Costumo dizer que o governo tem que ser humanitário. Todo gestor tem que ter amor ao próximo, coragem para tomar decisões e proteger a vida das pessoas”, pontuou o governador Ronaldo Caiado. “Minha grande obra de governo não é construir prédios, é cuidar das pessoas, dar qualidade de vida para que possam viver com dignidade, saúde, educação e emprego”, enfatizou.
Montada em Teresina de Goiás, a 490 quilômetros de Goiânia, a base da força tarefa é responsável por receber e distribuir os donativos em toda a região. Na última semana de 2021, o posto foi responsável pelo atendimento direto a 400 famílias quilombolas que vivem nas comunidades do Vão das Almas, Vão do Moleque e do Rio Bonito, no município de Cavalcante, que estavam isoladas.
“Eu tenho um carinho enorme pelas comunidades quilombolas e não poderíamos jamais deixar todas essas famílias desamparadas. Quando soubemos que muitas delas estavam desabrigadas e desalojadas, o governador mobilizou a ajuda de imediato. Organizamos carros traçados, barcos e até helicóptero para socorrer essas pessoas. Nosso trabalho não para, continuamos com o posto de comando em Teresina e faremos chegar donativos a todos que necessitarem”, diz a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado.
Combate à fome
As 1,8 mil cestas básicas destinadas pelo Governo de Goiás às famílias das cidades de Teresina de Goiás, Cavalcante, Niquelândia, Mutunópolis, Alto Paraíso e Formoso fazem parte da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus. Lançada em março de 2020, a ação já alcançou a marca de mais de 1 milhão de kits de alimentos de distribuídos. As doações beneficiaram famílias dos 246 municípios goianos, inclusive aquelas que vivem em assentamentos rurais e comunidades quilombolas.
O Mix do Bem, que será distribuído entre as famílias do Nordeste goiano a partir deste sábado (08/01), faz parte do Programa NutreBem, da OVG e do GPS, e é um alimento nutritivo que contribui para ampliar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. O produto inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados e não contém gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose. O alimento é de preparo rápido e rende até 10 porções nutricionais.
“Estamos garantindo o padrão nutricional, com a reposição de minerais, de nutrientes necessários para manter a pessoa alimentada durante o seu dia”, declarou o governador Ronaldo Caiado.
O post OVG leva novos benefícios sociais a municípios afetados pelas chuvas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.