Dias 25, 26, 27 e 28 de março, evento para profissionais e candidatos irá abordar planejamento de campanhas, conteúdos, mobilização e impulsionamento
Candidatos e profissionais de marketing político de todo o país já estão se movimentando para as eleições de 2022 – essa que será uma das mais disputadas dos últimos anos e promete um salto ainda maior na comunicação digital entre políticos e eleitores. Para atender a esse público cada vez mais sedento por técnicas e novas estratégias eleitorais, o Imersão Eleições 2022, organizado pela Academia Vitorino e Mendonça, irá promover 4 dias de aulas intensas, entre 25 e 28 de março, que acontecerão em modelo híbrido, on-line e presencial, em Brasília, com foco na gestão de campanhas eleitorais de deputados, senadores, governadores e presidentes.
Os avanços tecnológicos, incluindo a expansão da internet e a popularização das mídias sociais, transformaram radicalmente a comunicação entre as pessoas e marcas, não deixando de fora os políticos. Mais do que uma opção, o digital, agora, é o principal caminho. Levando em conta essa mudança na relação de políticos e candidatos com eleitores, os consultores e especialistas em marketing político, Marcelo Vitorino e Natália Mendonça, explicarão os impactos desse cenário para quem vai participar de campanhas e como operar para não ficar de fora das eleições.
Muito além de publicações nas redes sociais de candidatos, os especialistas dividem a imersão no que afirmam ser os 4 pilares da comunicação de campanha eleitoral: planejamento de conteúdo, planejamento de campanha, mobilização e combate a fake news e impulsionamento eleitoral. Cada tema será destrinchado em um dia de imersão, que terá duração de 6 horas. Ao todo, serão 24 horas de muito conteúdo e prática, com uma metodologia dinâmica em que os alunos poderão participar e tirar dúvida dobre os temas.
Para Marcelo Vitorino, professor e idealizador da imersão, o jeito de fazer campanha eleitoral já não é mais o mesmo e isso exigirá preparo de quem deseja vencer a eleição, seja como profissional ou candidato. “Os candidatos foram para as redes e quem quiser se destacar, terá que elevar o nível da sua comunicação, além de se adaptar aos novos formatos e linguagens”, afirma. Além disso, Vitorino explica que os eleitores se tornaram ainda mais críticos e criteriosos para tomar uma decisão de voto mais assertiva e para que os candidatos consigam atrair a atenção das pessoas, será preciso entregar um conteúdo que esteja à altura de suas expectativas: “vencerá quem se preparar melhor para atrair a atenção das pessoas, e para isso será necessário coletar dados para estabelecer conexão constante com o eleitor, construir uma reputação que resista a crises de imagens, entregar o conteúdo certo ao público certo e mobilizar pessoas para furar a bolha, combater fake news e espalhar a mensagem da candidatura”.
Na modalidade presencial, o evento acontecerá em Brasília – DF, o maior centro político do país. Foram ofertadas vagas limitadas, devido às condições sanitárias de prevenção à Covid-19. Os alunos que já garantiram a modalidade on-line e 100% ao vivo, poderão fazer o upgrade e mudar para o presencial, havendo essa disponibilidade.
Os professores
Marcelo Vitorino e Natália Mendonça já formaram mais de 15 mil alunos e candidatos para o mercado de marketing político. Em 2020, seus alunos fizeram mais de 400 campanhas vitoriosas de prefeituras e mais de 1.500 de vereança, em todo o Brasil.
Vitorino é pioneiro no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Já atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000. Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, Emanuel Pinheiro para prefeitura de Cuiabá em 2020 e governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Além disso, é professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, em São Paulo, e coordenador dos cursos Guia do Marketing Político e MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental, do Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, em Brasília.
Natália Mendonça é publicitária especializada em marketing digital com 11 anos de experiência no mercado de marketing político. Atua na área performance digital com foco em estratégias de tráfego pago (impulsionamento) e análise de dados (web e social analytics) para entrega de resultados com uso de ferramentas digitais. Já montou operação e coordenou equipes de comunicação política em mandatos e campanhas eleitorais nas 5 regiões do país, em todos os pleitos, entre elas estão Partido NOVO (Vereadores, 2016), Geraldo Alckmin (Presidência, 2018), Emanuel Pinheiro (Prefeitura de Cuiabá, 2020). Também é professora no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, em São Paulo, e nos cursos Guia do Marketing Político e MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental, do Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, de Brasília.
Para saber mais, acesse: www.imersaoeleicoes2022.com.br