A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais – GREF/DEIC, alerta os servidores públicos do Estado que criminosos, utilizando-se de dados pessoais de servidores públicos, estão abrindo contas fraudulentas em bancos digitais com o objetivo de realizar a portabilidade de contas salários para tais bancos.
Para se prevenir, a Polícia Civil indica que o servidore verifique periodicamente, por meio da funcionalidade REGISTRATO, do Banco Central, se há contas bancárias, chaves PIX e/ou empréstimos desconhecidos em seu nome:
a. https://youtu.be/vimRcOSzqTY
b. https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/
Outra dica é enviar mensagem de texto, via aplicativo bancário e/ou WhatsApp, para gerente de sua conta e notificar que toda tentativa de portabilidade de conta salário deve ser previamente informada e consentida, conforme texto sugestivo a seguir.
Sr(a) Gerente,
Requeiro que não seja autorizado qualquer procedimento de portabilidade de minha conta salário para outras instituições financeiras sem a minha inequívoca anuência.
Caso tenha sido vítima, é preciso realizar o Registro de Atendimento Integrado – RAI no site da Polícia Civil https://raivirtual.ssp.go.gov.br/#/ ou na Delegacia mais próxima. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 197.
O post Polícia alerta servidores públicos para golpe da portabilidade de conta salário apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.